Em parceria com a Fundação, o Dart Center for Journalism and Trauma da Escola de Jornalismo da Columbia University está oferecendo um seminário intensivo de três dias para editores de notícias brasileiros de 23 a 25 de agosto de 2024, no Rio de Janeiro, com o objetivo de aprimorar a cobertura jornalística de saúde, educação, política, questões sociais e economia sob a perspectiva das crianças de 0 a 6 anos.
O seminário é destinado a editores de todos os veículos de imprensa brasileiros interessados no desenvolvimento da primeira infância e no impacto de questões sociais na vida das crianças.
As inscrições estão abertas, e o prazo para se candidatar é sexta-feira, 26 de abril, às 23h59. Dezesseis a dezoito editores de todo o país serão selecionados para esta oportunidade totalmente financiada.
As políticas públicas voltadas para crianças de 0 a 6 anos são cruciais para ganhos na saúde, educação e igualdade, tanto para indivíduos quanto para a sociedade como um todo. Pesquisas do ganhador do Prêmio Nobel de Economia James Heckman mostram que, para cada dólar investido na primeira infância, a sociedade economiza sete dólares.
Além disso, o ano de 2024 é um ano eleitoral para os municípios, que desempenham um papel fundamental na execução de políticas públicas para a primeira infância. Portanto, conectar a imprensa e garantir a presença de editores no seminário é essencial para ampliar e qualificar a discussão sobre a causa em um momento chave, o qual impactará a vida de inúmeras crianças nos próximos quatro anos.
O seminário incluirá palestras, painéis, atividades de jornalista para jornalista e outros, abordando temas como a neurociência do desenvolvimento cerebral precoce, parentalidade, saúde, educação e equidade.
Palestrantes de seminários anteriores incluem pesquisadores e profissionais internacionalmente reconhecidos, como Dr. Jack P. Shonkoff, Diretor do Center on the Developing Child da Universidade Harvard, Dr. Charles Nelson III, Neurocientista e Professor de Pediatria da Universidade Harvard, e Juliana Prates, ex-diretora adjunta do Instituto de Psicologia da Universidade Federal da Bahia.
Será dada preferência a jornalistas que ocupam cargos editoriais de liderança em redações brasileiras (como editores executivos, editores-chefes, editores de editorias) em todo o país.
A experiência profissional dos candidatos e o compromisso com uma cobertura jornalística inovadora sobre crianças são considerados, assim como diferentes tipos de organizações de notícias, como mídia tradicional, veículos locais e independentes, entre outros.
O programa cobre os custos de transporte (aéreo ou terrestre), acomodações durante o seminário e refeições.
Histórias apoiadas por este programa receberam prêmios internacionais de organizações como a Fundação Gabriel García Márquez e o braço alimentar da ONU (FAO).
O seminário no Rio faz parte da Iniciativa de Jornalismo da Primeira Infância do Dart Center, lançada em 2017 para incentivar jornalistas de todo o mundo, incluindo no Brasil, a reportarem sobre crianças pequenas e seus cuidadores. Relatórios publicados podem ser encontrados aqui.
Liderança do Programa
A Bolsa de Jornalismo em Primeira Infância no Brasil do Dart Center é dirigida por Fábio Takahashi, ex-editor do jornal Folha de S.Paulo e fundador do Jeduca (primeira associação de repórteres de educação do Brasil).
A experiente repórter multimídia, escritora e correspondente internacional Irene Caselli, especialista em primeira infância, direito reprodutivo e cuidadores, lidera a Iniciativa de Jornalismo em Primeira Infância do Dart Center.
Karen Brown, renomada repórter de rádio e jornal e documentarista, com especialização em saúde, trauma e saúde mental, é a diretora da Bolsa Global de Jornalismo em Primeira Infância.
REQUISITOS DE CANDIDATURA
Para se candidatar ao programa, você deve criar uma conta gratuita no Submittable. Por favor, candidate-se aqui.
Para enviar uma candidatura completa, você precisará:
- Currículo / CV
- Biografia profissional
- Carta de interesse: Sua carta deve abordar seu trabalho como jornalista e editor, suas experiências profissionais na cobertura de crianças ou seu interesse nesse tópico, e por que você deseja participar desta oportunidade. (No máximo 2 páginas)
Fonte: Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal