Instituto do Câncer Infantil é a melhor ONG do Brasil em 2023

Com um auditório repleto de representantes das 100 melhores ONGs do ano, a cerimônia esbanjou cenas de emoção, aplausos e até torcida por parte dos convidados.

O Instituto do Câncer Infantil, organização que oferece serviços na área assistencial e de pesquisas científicas para crianças com câncer, é a melhor ONG do Brasil, segundo os jurados do Prêmio Melhores ONGs, o maior do terceiro setor. A organização também levou a melhor na categoria saúde. Os destaques de 2023 foram anunciados nesta quinta-feira (7/12), no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo.

“É uma alegria muito grande receber esse reconhecimento. A vitória é nossa, mas tenho certeza de que se fosse de qualquer uma das outras 99 organizações da lista também seria justo”, declarou o presidente e um dos fundadores do ICI, médico Algemir Lunardi Brunetto.

Com um auditório repleto de representantes das 100 melhores ONGs do ano, a cerimônia esbanjou cenas de emoção, aplausos e até torcida por parte dos convidados. Isso porque, apesar de a lista com as 100 melhores já ter sido anunciada previamente, ainda faltava descobrir quem seriam os ganhadores dos troféus nas categorias especiais: As 10 melhores ONGs de pequeno porte; As melhores ONGs por categoria; As Melhores ONGs de cada estado; e a Melhor das Melhores, título que ficou com o Instituto do Câncer Infantil.

A Soul Bilíngue, que democratiza inglês e intercâmbio no exterior para jovens de baixa renda no Brasil, levou o prêmio de melhor ONG de pequeno porte do ano.

Já a Plan International foi reconhecida como a melhor ONG de Defesa de Direitos e a melhor ONG do Maranhão. Nesse estado, a organização atua em municípios como São Luís, Codó e outros no entorno da capital. No recebimento das premiações, a Plan consagra o trabalho realizado há 26 anos no Brasil e há mais de 85 no mundo, com atuação em mais de 80 países.

“Ser reconhecida como a melhor ONG de Defesa de Direitos é uma conquista muito significativa e inédita para nós. Temos muito orgulho do trabalho que realizamos e um prêmio dessa importância chancela a nossa atuação incansável por crianças e adolescentes. Também estamos muito felizes por um novo reconhecimento como melhor ONG do Maranhão”, afirma Cynthia Betti, diretora executiva da Plan International Brasil. Além do Maranhão, a ONG implementa projetos no Piauí, na Bahia e em São Paulo, como o Escola de Liderança para Meninas, o Cambalhotas, o Água, Saúde e Vida e o Pontes para o Futuro.

“Continuamos tendo um longo caminho pela frente e um desafio de captar mais recursos aqui no Brasil. Hoje, 80% dos nossos recursos ainda vêm de fora. Um reconhecimento como esse deve servir de impulso para a sociedade brasileira olhar um pouco para o trabalho das ONGs e perceber que nosso trabalho só pode ser viabilizado por meio de doações”, pondera Cynthia Betti.

O Prêmio – Desde 2017, o Prêmio Melhores ONGs reconhece o trabalho fundamental prestado pelas instituições não-governamentais no Brasil e também funciona como um farol para orientar doações. Além disso, incentiva boas práticas, contribuindo também para a melhoria na gestão de todas as participantes, incluindo as que não são premiadas, que também recebem um feedback detalhado da avaliação.

Realizado pelo Instituto Doar e pelo Instituto O Mundo que Queremos (IOMQQ), o troféu Melhores ONGs conta com o patrocínio da Ambev VOA, além do apoio do Instituto Humanize, Prosas e Toyota do Brasil. A lista com o nome das 100 melhores organizações está disponível no site www.premiomelhores.org.

“O Brasil possui mais de 800 mil ONGs, mas quem são elas? O que fazem? A iniciativa Melhores ONGs do Brasil dá visibilidade e parabeniza organizações com excelência em gestão, governança, sustentabilidade financeira e transparência”, explica Marcelo Estraviz, diretor do Instituto Doar.

O prêmio acontece de forma anual e é aberto e gratuito para todas associações e fundações sem fins lucrativos de qualquer porte e localização geográfica. Para saber os prazos e outras informações sobre as inscrições para 2024, os interessados devem acompanhar as redes sociais do prêmio: https://www.instagram.com/melhoresongs/

A cerimônia completa pode ser assistida no Youtube do Futura. Confira, abaixo, todos os destaques:

As 10 melhores de pequeno porte

Associação Nariz Solidário
Associação Terceira Via
Centro Cidadania – Ação e Educação Socioambiental
FreeHelper Soluções Sociais
Instituto Brasileiro de Capoeira-Educação (IBCE)
Instituto Bold
Instituto Social Agatha
ONG Luz de Sophia
Associação Casa Arte Vida Assistência Social
Soul Bilíngue


Melhores por estado
Alagoas: Instituto Mandaver
Amapá: Associação Cidadania Social e Sustentabilidade (ACSSUS)
Bahia: Instituto Para Um Mundo Melhor (IMMEL)
Ceará: Instituto Povo do Mar (IPOM)
Distrito Federal: ABRACE
Espírito Santo: Instituto Ponte
Maranhão: Plan International Brasil
Minas Gerais: Providens – Ação Social Arquidiocesana
Mato Grosso: Associação Varzeagrandense Madre Tereza de Calcutá
Mato Grosso do Sul: Instituto Moinho Cultural Sul-Americano
Pará: Projeto Saúde & Alegria (CEAPS)
Paraíba: Associação Cultural Pisada do Sertão
Pernambuco: Grupo de Trabalhos em Prevenção Posithivo (GTP+)
Piauí: Amare
Paraná: União dos Escoteiros do Brasil
Rio De Janeiro: Agência do Bem
Rio Grande Do Sul: Casa do Menino Jesus de Praga
Santa Catarina: Bombeiros Voluntários de Joinville
São Paulo: Instituto Verdescola


Melhores por causa
Assistência Social: Associação Feminina de Estudos Sociais e Universitários (AFESU)
Cultura: Fundação Observatório do Livro e da Leitura
Desenvolvimento Local: Instituto Novo Sertão
Direitos Humanos: Plan International Brasil
Educação: Associação Vagalume
Esporte: Fundação Esportiva Educacional Pró Criança e Adolescente (EPROCAD)
Filantropia, voluntariado e apoio à sociedade: Associação Junior Achievement do Rio de Janeiro
Geração de renda: Associação Aliança Empreendedora
Meio Ambiente: Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (IDESAM)
Saúde: Instituto do Câncer Infantil

(Agência Pauta Social)

Compartilhe esta postagem

WhatsApp
Facebook
LinkedIn